Eletrocardiograma

Eletrocardiograma também é chamado de eletrocardiografia ou simplesmente ECG. É um exame que mede e faz uma representação da atividade elétrica do coração. Desde a invenção 1887 do eletrocardiograma por Augustus Waller, e seu aprimoramento por Willem Einthoven, o exame continua sendo uma valiosa ferramenta para o diagnóstico e prognóstico das doenças cardiológicas, tendo seu papel fundamental na cardiologia.

Com este “simples” exame não invasivo podemos determinar:

  • O ritmo cardíaco e arritmias;
  • Aumento ou sobrecarga das câmaras do coração;
  • Lesões no musculo cardíaco agudas (como no infarto do miocárdio);
  • Cicatrizes relacionadas a agressões ao coração;
  • Distúrbios de condução (como bloqueios de ramo);
  • Efeitos de medicamentos ou tratamentos;
  • E até mesmo auxiliar no diagnóstico de doenças genéticas.

Realização do Eletrocardiograma

Como é o preparo para o Eletrocardiograma?

Não há necessidade de um preparo especial ou jejum para realizar o exame.
Para facilitar a aderências dos eletrodos, em alguns homens com muitos pelos em tórax, pode ser necessário a retirada desses pelos antes do exame (isto será avaliado no dia do exame e realizado somente se necessário, não se preocupe em fazer esse trabalho em casa).

Como é feito o Eletrocardiograma?

O exame é feito em repouso com o paciente deitado. São colocados eletrodos na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos. Os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. É esse aparelho que transforma os sinais elétricos em uma representação gráfica.

É um exame rápido, simples e indolor. Após a colocação dos eletrodos, dura cerca de 5 minutos.
O exame nos permite olhar a atividade elétrica por 12 ângulos diferentes, também chamados de derivações (representadas pelas siglas: DI, DII, DIII, aVR, aVL, aVF, V1, V2, V3, V4, V5 e V6).
Outras derivações poderão ser realizadas conforme a indicação de cada paciente.

Eletrocardiograma não possui contraindicações.

Como é o aparelho de Eletrocardiograma?

O aparelho utilizado para fazer o exame é um eletrocardiógrafo digital com todas as configurações e filtros específicos recomendados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e American Heart Association.

Resultado do Eletrocardiograma

O resultado do Eletrocardiograma e o laudo são obtidos na mesma hora e disponibilizado uma versão impressão e/ou digital para o paciente.